Pesquisar este blog

SIGA ESTE BLOG POR E-MAIL

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DICAS DE SAÚDE PARA O VERÃO

Nos dias quentes, não existe nada mais gostoso do que saborear verduras fresquinhas e saudáveis. Além de colaborar com seu regime, elas dão um empurrão a mais para sua saúde graças às vitaminas que apresentam. "As baixas calorias e a oferta de nutrientes são os principais destaques das verduras", afirma a nutricionista Daniella Camargo. Abaixo, você confere uma comparação das principais opções verdes. Conte com elas para emagrecer e manter a saúde.

Alface e Radicchio

Alface: ela está entre as verduras mais conhecidas e consumidas do mundo, e pode contribuir bastante para uma dieta equilibrada: duas folhas contêm apena 4 calorias e a verdura é rica em vitaminas A, C e niacina, além de cálcio, fósforo e ferro.

Radicchio: mesmo não sendo tão conhecida, esta verdura de sabor levemente amargo e textura consistente é um ótimo acompanhamento para os grelhados. Cada folha conta com 4 calorias e o radicchio é fonte de vitaminas A, C, folato e dos minerais, cálcio, fósforo, potássio e fibras.

Rúcula e Agrião
Rúcula: a verdura apresenta folhas alongadas e pode medir entre 10 a 15 centímetros de altura, além de ser bem conhecida pelo sabor picante: 100 gramas contêm 17 calorias. A rúcula é boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais, principalmente cálcio e ferro.

Agrião: é conhecido por combater a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina: 100 gramas rendem 17 calorias. O agrião é rico em vitamina A e também apresenta vitaminas do Complexo B, além de boas quantidades de vitamina C.

Escarola e Repolho
Escarola: É neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais. 100 gramas têm 20 calorias e ela é rica em vitamina A, B2 e B5 (Niacina), além de conter Cálcio e Ferro.

Repolho: a verdura é conhecida por ser rica em vitaminas e colaborar com a saúde: em 100 gramas há 13 calorias, além de vitaminas A, C, E, K e do complexo B. os minerais mais abundantes são potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e fibras.



Espinafre e Couve
Espinafre: comer espinafre e garantir muito músculos? Pode parecer coisa de desenho animado, mas o alimento possui muita quantidade e ferro e cálcio, nutrientes que podem ajudar quando o assunto é força: 100 gramas oferecem apenas 16 calorias. Vitaminas A e do Complexo B também estão presentes no espinafre.

Couve: a verdura é conhecida por prevenir doenças do estômago, além de apresentar um sabor difícil de resistir. Em 100 gramas de couve, você consome 27 calorias. A verdura é rica em cálcio, fósforo e ferro e possui boas quantidades de vitamina A e do Complexo B.

Almeirão e Chicória

Almeirão: as calorias estão entre as mais altas das verduras, mas não representam perigo para o regime, principalmente quando se tem em vista a oferta de nutrientes. Em 100 gramas de almeirão há 28 calorias e minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. Vitaminas A, do Complexo B (B2 e Niacina) e, em menor quantidade, vitamina C também estão presentes.

Chicória: o nome pode ser um pouquinho estranho, mas que tal provar antes de torcer o nariz? Ela fortalece os ossos, dentes e cabelos e ativa as funções do estômago: em 100 gramas há 14 calorias, além de vitaminas A, do complexo B, C e D e sais minerais.

Fonte: Minha Vida


Agora que sabemos dos benefícios de cada verdura, que tal uma saladinha!!!?

Salada com molho de iogurte e ervas



Ingredientes
2 folhas de alface
3 ramos de agrião
4 fatias de abobrinha cozida
1 colher (sopa) de cenoura cozida
3 fatias de tomate
1/2 maçã corada em meia lua
1 filé de peito de frango grelhado

Molho de Iogurte com Ervas

1/2 copo de iogurte desnatado
1 colher (sobremesa) de hortelã picada
1 colher (sobremesa) de manjericão
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo
Molho de iogurte: coloque os ingredientes em um recipiente e mexa muito bem até a mistura ficar homogênea. Em seguida, coloque os ingredientes da salada em um prato e regue com o molho de iogurte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget